Novembro azul: A importância dos homens prestarem atenção na sua saúde!

Campanhas como Outubro Rosa, que alertam para a prevenção contra o câncer de mama são de extrema importância. Porém, outra iniciativa vem ganhando o mesmo destaque nos últimos anos: o Novembro Azul, que conscientiza para as doenças do sexo masculino, principalmente ao diagnóstico do câncer de proposta.

O Novembro Azul ampliou seu alcance por vários motivos, mas principalmente pela resistência dos homens em cuidarem da sua saúde – se formos comparar com as mulheres. Nesse artigo da Olimpia Beauty Spa, sabendo da importância do tema, conheça dados, informações e motivos para a prevenção contra essa doença silenciosa e muito perigosa.

Câncer de próstata: o segundo que mais mata

O Novembro Azul não surgiu apenas como mais uma campanha. Ele vem alertar para uma doença gravíssima: o câncer de próstata. O Instituto Nacional de Câncer (INCA), aponta que o tumor que atinge esse órgão exclusivamente masculino é o segundo que mais incide em homens – atrás apenas de pele, que é o que mais recorrente, também, nas mulheres.

São mais de 61 mil casos anuais registrados, conforme dados apresentados em 2017. A estimativa para 2018 é de 68,2 mil. Os últimos dados referentes a 2013, apontaram que o câncer de próstata matou cerca de 13,7 mil pacientes – ou um em cada quatro casos na média do período. Os dados são do INCA.

Diagnóstico precoce evita o óbito em 90% dos casos

Não apenas tratar a doença, mas identificar precocemente é uma das metas do Novembro Azul. Isso porque os pacientes que conseguem diagnosticar o câncer de próstata em estágios inicias tem 90% de chances de cura – ou seja, 9 em cada 10 casos da doença permitem superar o tumor e dar melhor qualidade de vida do paciente.

Quando o paciente que não fez o diagnóstico precoce começa a ter os sintomas sem a identificação precoce, em uma considerável porcentagem dos casos, causará problemas que vão desde cirurgias que deixam algumas sequelas até o próprio óbito. Por isso, faz-se necessário que os homens tomem consciência e prestem a atenção na saúde, evitando uma morte precoce.

É preciso pensar na família e amigos

Além dos dados alarmantes acima expostos e outros como a expectativa dos homens – 6,5 anos a menos que as mulheres (72,8 a 79,4 anos, respectivamente), há outra questão fundamental: a família e os amigos. Muitas vezes os homens pensam que a doença, acometendo eles, trará consequências individuais. Pelo contrário.

O câncer, principalmente de próstata, é uma doença agressiva e que pode matar. Buscar a prevenção e o diagnóstico precoce é uma forma de amor com a esposa, filhos, netos, irmãos, pais, amigos e todos que o rodeiam. O Novembro Azul alerta para isso: esse tipo de ação é um gesto de mostrar que a preocupação com a sua saúde também é baseada nos outros.

Um processo rápido e decisivo

É fato que muitos homens ainda têm certo receio com o diagnóstico – sobretudo por ser uma doença que acomete, principalmente, pessoas acima de 65 anos. Contudo, delegar a sua saúde em virtude da contrariedade com o exame pode ter sérias consequências. Como dito, é preciso saber que eliminar a doença desde cedo ajuda a superar, rápido e decisivamente, obstáculos bem piores quando o câncer de próstata está em estágio avançado.

O Olimpia Beauty Spa se preocupa com a saúde de todos e sabe da importância do Novembro Azul. Para saber mais sobre nossos serviços, entre em contato pelo telefone (11) 2122-4027 ou Whatsapp (11) 98704 9281. Converse com nossa equipe, também, através do e-mail agendamento@olimpiaspa.com.

 

0 comentários

Comente

Campos com * são obrigatórios