Conheça os benefícios do spa na terceira idade.

A cada dia mais e mais idosos estão descobrindo os benefícios de se frequentar um spa. Isto está diretamente ligado à procura ou manutenção da qualidade de vida. Afinal, com o avanço da idade problemas vão surgindo: a massa óssea e muscular diminui, o que causa mais dificuldade no equilíbrio e no caminhar, menos agilidade em movimentos do dia a dia e problemas nos órgãos internos e também nas funções cognitivas, principalmente a memória. Esta é uma verdade cruel, porém, para determinadas pessoas, significa apenas maior atenção nos cuidados com a saúde.

Funções cognitivas

Há pessoas que, quando desafiadas por esses e outros problemas, fecham-se em casa e se isolam, entristecidas. Não deveria ser assim, porque, com essa atitude, elas só se deterioram mais.

E isso tem inclusive comprovação científica. Uma característica do envelhecimento é que alterações em algumas proteínas no sangue formam placas amiloides, que causam inflamações no cérebro e prejudicam os neurônios, afetando funções cognitivas como a memória, o que pode levar a demências, como o Alzheimer. Uma pesquisa realizada na Universidade Estadual Paulista, que recebeu o Prêmio Saúde da Editora Abril, descobriu que 60 minutos de exercícios durante três dias da semana (180 minutos semanais) preveniu essa ação em idosos saudáveis e atrasou sua evolução em pacientes com os primeiros sinais de comprometimento cognitivo.

E há o mais óbvio também: o idoso que faz exercícios físicos regularmente tem menos problemas motores, tem maior fôlego, força, senso de equilíbrio e consciência corporal. Estes comprometimentos podem diminuir bastante, ou até nem mesmo aparecer!

E adivinha? É claro que isto se reflete também no funcionamento dos órgãos internos e em outros aspectos:

– O corpo não acumula gordura, o que diminui a chance de doenças como diabetes, síndrome metabólica, cardiopatias. Também pode servir como uma importante barreira para alguns tipos de câncer;

– Os ossos e músculos ficam menos propensos a sofrer danos (mais resistentes);

– A capacidade respiratória melhora muito;

– O estresse também diminui bastante, cedendo lugar ao bom humor, inclusive para lidar com situações difíceis.

Sociabilidade

Outro motivo que faz pessoas da terceira idade procurarem um spa é o desejo de fazerem novas amizades, o que é outra prevenção natural de problemas cognitivos, além de um estímulo a mais para se cuidar, o que pode evitar alguns tipos de depressão.

É importante falar de depressão aqui porque muitos vêm de histórias de vida pesadas, envolvendo grandes perdas, separações, trabalhos desgastantes, tratamento de problemas físicos ou mentais próprios ou alheios, etc. Ir a um spa, conhecer novas pessoas, pode ser uma razão importante de a pessoa não sucumbir a todo esse peso, e poder aproveitar bem seus próximos anos de vida.

Por essas e outras é que se pode dizer que querer frequentar um spa pode ser visto como um indicativo de bom funcionamento mental, porque a pessoa, ao procurar se cuidar pensando que ainda tem um futuro, gosta de si mesma, ou pelo menos quer aprender a gostar de si mesma.

Então, o que você está esperando para agendar sua visita à Olimpia Spa? Consulte os nossos produtos e serviços no site http://www.olimpiaspa.com/, e se tiver mais dúvidas nos contatar via telefone (11)2122-4027 ou e-mail: agendamento@olimpiaspa.com – Whatsapp: (11)98704-9281.

 

0 comentários

Comente

Campos com * são obrigatórios